Estava pesquisando esses dias sobre a concessão da rede 3G de celulares que a Anatel realizou a pouco, e comecei a refletir sobre a promessa do sistema Wimax que iria revolucionar a internet no brasil...balela, durante 2 anos utilizei internet a radio em uma cidade no sul de minas onde pude pesquisar e utilizar o sistema wireless como estudo e utilização doméstica, só posso falar que o sistema é show de bola, tirando quando a rede saia do ar, acredito que era pelo pouco investimento em equipamentos para a manutenção da rede e pessoal qualificado para tal, bom voltando a rede wimax escuto isso desde 2005 quando cheguei nessa cidade e comecei a estudar sobre o assunto, achei fantástico como poderia ter net via wireless com a torre de transmissão a cerca de 50Km de distância e uma banda de 70Mbps, não + a de 11Mbps que utilizei e ainda utilizo, por onde anda esse projeto da Anatel???então resolvi pesquisar sobre em que pé anda o Wimax no nosso querido país...vamos lá.
Olha o que eu encontrei:
fonte:IDG Now
SÃO PAULO - O CPqD vai transferir a tecnologia WiMAX para a indústria no primeiro semestre de 2008.
A solução, que engloba os equipamentos e o sistema de gerência de rede, foi desenvolvida com recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). Ela integra o padrão de redes WiMAX com redes Wi-Fi Mesh. A tecnologia foi desenvolvida com base no padrão internacional IEEE 802.16e.
A atividade do CPqD nas tecnologias de rádio-acesso começou há três anos e o projeto de desenvolvimento do WiMax teve início em 2007.
Segundo Ralph Robert Heinrich, diretor de redes de telecomunicações do CPqD, o objetivo do projeto é adequar a tecnologia às necessidades brasileiras, porém mantendo total compatibilidade com os padrões internacionais.
Nesta primeira fase do projeto, a solução contempla estações radio base (ERBs) padrão WiMAX na freqüência de 3,5 GHz, terminais de assinantes com interface WiMax, acesso Wi-Fi e sistema de gerência de rede e serviço.
De acordo com o CPqD, a TV Digital também será beneficiada pela tecnologia, que pode permitir a criação do tão falado canal de interatividade com o telespectador. Mas isso ainda depende do uso das faixas de 450 MHz e 700 MHz, previstas para uma próxima fase do desenvolvimento do WiMAX.
“+ e aquele negócio que o governo falava a tempos sobre cada lugar desse país com net a rádio de alta velocidade????"
Ai li sobre "O mercado americano acredita que 2008 será o ano do WiMAX, mas com uma dose de ceticismo" outra "Embratel Tecnologia WiMAX não será usada pela operadora para cumprir metas de universalização dos serviços de telecom" , “O WiMAX não será usado para universalização da banda larga. A 3G está muito mais avançada”aí percebi que a rede 3G meio que puxou o tapete do WiMAX,achei a resposta da minha indagação, maravilha." vamos esperar que as grandes companhias deixem de ganhar um pouquinho para o bem geral das nações...
0 comentários:
Postar um comentário